"A INTERNET ME DEIXOU BURRO MUITO BURRO DEMAIS..."


Em 1985 o grupo de rock brasileiro Titãs fez uma música chamada “Televisão” para satirizar o efeito que o veículo de comunicação causava às pessoas. 

Qualquer um que possua um leve espírito crítico, ao visitar as redes sociais com um pouco mais de observação, vai perceber como as pessoas são levadas a aderir e a compartilhar tudo aquilo que veem, bastando que a publicação tenha frases de efeitos, imagens diferentes ou simplesmente contestem algo ou alguém. Foi ‘do contra’ a qualquer coisa, ou fale sobre um assunto novo é o suficiente para a maioria dos internautas se tornarem adeptos da mais nova onda da internet. 

Analisando outra forma de se usar a internet, também se encontra aqueles que apostam em sites duvidosos e incrementam as pesquisas escolares e profissionais com os mais absurdos assuntos. A televisão ainda é um forte meio de alienação, mas a internet parece que está ganhando a rivalidade em conquistar os mais desavisados, de que tudo o que se chega ao conhecimento de alguém deve ser avaliado, para que o desavisado não se passe por bobo ajudando a formar a opinião de outros bobos. 

As pessoas ao encontrarem publicações que de alguma forma agradem ao seu ‘paladar’, têm o costume de ‘engolir’ sem antes verificar o que exatamente está sendo lhes servido. E falando em ‘engolir’, não é possível deixar de fora dessa crítica, o fato de que muitos estão visitando os conteúdos da internet e se empanturrando de informações, transformando-se em ‘obesos informados’, mas subnutridos em conhecimento. 

Todavia, como tudo, a internet também possui o seu lado bom. E possui muitas coisas boas, principalmente, por ser um veículo que também traz conhecimento de uma maneira nunca vista antes na história. Basta um CLICK no mouse, bem ali ao alcance da mão. Entretanto, parece ser muito mais fácil compartilhar assunto que mal se sabe da sua realidade, do que procurar saber a verdade. Quem quiser adeptos para qualquer coisa, basta postar uma frase de efeito, uma imagem chocante ou colorida, um texto contestador ou agressivo, e pronto! A pessoa terá milhões de ‘burros’ o seguindo, compartilhando e ajudando a formar mais ‘burros’. 

A diferença entre a ‘burrice’ da televisão e a da internet, é que nesta a ‘burrice’ se multiplica rapidamente. Já existe uma sociedade informada em assuntos rápidos, instantâneos, como se o indivíduo fosse uma embalagem que contem algumas informações superficiais sobre o produto. Ninguém sabe realmente sobre o que se trata o assunto de que se fala. Ninguém procura conhecer as ideias sobre o que se escreve. Pode até parecer simples divulgar qualquer coisa, afinal é só mais uma entre dezenas de outras. Mas não é tão simples assim. Uma publicação em um milhão é uma soma perigosa, quando esta for capaz de condenar algo, alguém, qualquer coisa, pela opinião da maioria mal informada – não possui conhecimento, apenas uma informação, um rótulo de um produto. Um exemplo claro é a possibilidade de se pegar qualquer fotografia de alguém e postar como uma pessoa perigosa. Ou divulgar uma informação sobre um ato ilegal que nem sequer chegou a ser apurado pela polícia. Ou ainda, pegar partes de um texto e formar outro com um contexto totalmente diferente. Por fim, colocar em uma pesquisa de escola que Galileu Galilei foi um dos astronautas que esteve na lua em 1969 (existe até a dúvida se realmente alguém esteve na lua, mas isso é outro assunto). 

A dúvida nunca fez mal ao ser humano e ajuda no conhecimento. E gastar tempo pesquisando, ainda ganha de ser ‘burro’. 

Abaixo, a paráfrase da letra da música do Titãs vem entre parênteses. E como dizem: fica a dica! ;) 

A Televisão (Internet) 
Me deixou burro
Muito burro demais
Oi! Oi! Oi! 
Agora todas coisas 
Que eu penso 
Me parecem iguais (compartilhamentos) 
Oi! Oi! Oi!... 

O sorvete me deixou gripado
Pelo resto da vida
E agora toda noite 
Quando deito 
É boa noite, querida.... 

Oh! Cride, fala pra mãe 
Que eu nunca li num livro 
Que o espirro 
Fosse um vírus sem cura 
Vê se me entende 
Pelo menas uma vez Criatura! 

Oh! Cride, fala pra mãe!... 

A mãe diz pra eu fazer 
Alguma coisa 
Mas eu não faço nada (na Internet) 
Oi! Oi! Oi! 

A luz do sol me incomoda 
Então deixa 
A cortina fechada (na Internet)
Oi! Oi! Oi! 

É que a televisão (Internet) 
Me deixou burra 
Muito burra demais 
E agora eu vivo 
Dentro dessa jaula (Internet) 
Junto dos animais... 
Oh! Cride, fala pra mãe 
Que tudo que a antena captar (Internet) 
Meu coração captura 
Vê se me entende 
Pelo menos uma vez Criatura! 

Oh! Cride, fala pra mãe!... 
E eu digo: Oh! Cride, fala pra mãe 
Que tudo que a antena captar (Internet) 
Meu coração captura 
Vê se me entende 
Pelo menos uma vez Criatura! 
Oh! Cride, fala pra mãe... 
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! Oh! 

Raquel Michelline

Comentários

Postagens mais visitadas