COMUNICACÃO É PRECISO!

A comunicação é ferramenta indispensável para qualquer um. Poderia utilizar o termo ‘qualquer pessoa’. Mas propositadamente permanecerá ‘qualquer um’. Isto porque ela é algo tão indispensável e importante que até mesmo os animais irracionais fazem uso dela. As baleias e os macacos, por exemplo, usam mecanismos de comunicação para sua sobrevivência e de seus bandos.

A comunicação é algo tão poderoso que Adolph Hitler usou o marketing para manipular toda a população Alemã. De maneira bem ciente do que àquela gente necessitava na época, Hitler usou da comunicação para alcançar seus objetivos e assim conseguiu que todo um país lhe seguisse numa insana batalha contra outras raças. Hitler comunicou à um país em ruínas e a um povo desiludido que ele era o melhor líder de todos os tempos. Por outro lado líderes autoritários sabem que a tarefa número 1 para se dominar um povo, é instaurar a censura aos meios de comunicação. Tais meios podem ser o rádio, televisão, internet, mas também livros, material didático, revistas, e até mesmo a comunicação inter-pessoal. Por isso é que ditadores proíbem reuniões de pessoas em diversos lugares. Líderes assim conhecem o poder que a comunicação possui. Mas é espantoso presenciar líderes que ainda não compreenderam esse poder. Ignoram a importância da comunicação como se vivessem na idade da pedra. E olha que até mesmo naqueles tempos havia comunicação entre os bandos e estes podiam rejeitar seus líderes caso outro demonstrasse ser mais forte. E o que é ‘demonstrar’ se não comunicar? É impossível ignorar o poder da comunicação. Ela está em toda a parte, e até mesmo no silêncio. E não é somente a comunicação verbal que é importante, mas qualquer forma de expressão. A linguagem corporal diz muita coisa àquele que está atento ao outro. As entrelinhas, por exemplo, é escutar aquilo que não foi dito. Como diz Lulu Santos: “Eu gosto tanto de você que até prefiro esconder, deixo assim ficar subentendido.” Comunicação é relacionamento, é conhecimento, é inteligência. É como respirar, alimentar-se, viver. Seja um chefe de família, um professor, um empresário, qualquer um, deve aprender a se comunicar. Isso sempre foi indispensável ao ser humano e daqui pra frente nessa nova era é questão de sobrevivência. As três categorias clássicas da comunicação são:

Comunicação inter-pessoal: é a delicada, conflituosa, a comum entre pessoas. Comunicação de grupo: é a que envolve um grupo pequeno, médio ou grande de pessoas. Comunicação de massa: é a comunicação dirigida à um grande público (heterogênio, anônimo), que se utiliza de meios de comunicação coletiva. Não entrará nesse desenvolvimento os elementos da comunicação ou qualquer outro tipo de esclarecimento nesse sentido. O intuito é comunicar a importância desse instrumento primordial a qualquer pessoa e para isso alguns princípios são básicos: ‘Ouvir’: não existe princípio melhor para se falar sobre comunicação do que a questão do ‘ouvir’. Quer ter uma boa comunicação com qualquer pessoa? Saiba ouvir. No ouvir se consegue informações, ingredientes para um bom raciocínio, para a devolução, para a resposta, ou seja,o feedback.

‘Colocar-se no lugar do outro’: Aquele que deseja comunicar algo deve saber que o outro tenderá a ouvir somente o que lhe interessa. Portanto, saber o que o outro deseja, pensa, sua cultura, formação, é algo extremamente importante para o êxito dessa comunicação. Isso é como ‘vender um produto’. Uma frase de Nelson Mandela expressa uma verdade: “Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, entrará na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atingirá seu coração."
‘Expressar consideração e respeito’: Ninguém gosta de ser desconsiderado ou desrespeitado. Se isso ocorre forma-se uma ‘parede’ entre o emissor e o receptor. Isso não pode acontecer entre pais e filhos, líder e liderado, entre amigos, vendedor e comprador. O outro tem que ser considerado e deve saber que está sendo considerado. ‘Clareza do que se deseja expor’: Cuidado, planeje o que irá dizer. Faz parte de toda comunicação a distorção, seja ela intencional ou não. Ser claro e ‘deixar bem claro’ é algo tão importante quanto a informação que se deseja passar. Afinal, o que adianta comunicar algo se isso não for recebido ou entendido conforme se deseja? Outros pontos poderiam ser abordados sobre esse assunto, mas para finalizar, não poderia ficar de fora dessa reflexão, o medo, o temor que algumas pessoas possuem de se comunicar. As origens do medo podem ser várias, mas será comentado apenas duas: medo de não saber se expressar, ou ser mal interpretado; e medo de perder o know-how. Para aqueles que possuem temor de serem mal interpretados ou de não saberem se expressar, só existe uma boa resposta para isso: O silêncio já é uma comunicação. E conforme for o caso pode ser a pior de todas. Isso porque o outro, as outras pessoas, não saberão o que aquele pensa, e aí poderão pensar de tudo... qualquer coisa... Know-how quer dizer conhecimento. Quem tem medo de se comunicar para não perder seu know-how, já pode se considerar alguém sem conhecimento algum. Não se comunicar, não se expor, não se relacionar por medo de que alguém faça melhor, ou aprenda algo é uma das maiores ignorâncias da vida. E ignorância é exatamente falta de conhecimento. Neste caso, falta conhecer a si próprio, de que poderá aprender sempre, melhorar, criar, expandir, progredir. Precisa compreender que o conhecimento para ser o que é não pode ser estático, mas dinâmico. A pessoa que tem medo de se comunicar para não perder seu know-how deve entender que ela é única e que ninguém fará igual a ela. Uma das melhores coisas que tem ocorrido nas lideranças em geral é o estreitamento da comunicação entre líderes e liderados. A comunicação vertical está ficando obsoleta porque não traz bons resultados. Surge, e isso é uma tendência mundial, uma comunicação horizontal que tem trazido resultados vantajosos para todos. O verdadeiro líder sabe se igualar para exercer assim uma comunicação eficiente. A comunicação eficiente não se dá pelo meio que se utiliza, ou mesmo pelo seu resultado. A melhor comunicação é aquela que é capaz de convencer não somente quem recebe a mensagem, mas até mesmo àquele que a comunica. Raquel Michelline

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