INFORMAÇÃO TEM PRAZO DE VALIDADE

O presente tema tem o objetivo que de maneira simples auxilie profissionais, estudantes, empregados, patrões, líderes e liderados, a focarem seus esforços naquilo que realmente é importante, no que se refere às informações, evitando o desperdício de tempo e esforço.Simplificadamente pode-se afirmar que informação é a aquisição de conhecimento. Quando se assiste ao noticiário na TV, lê-se um livro, recebe-se um email, o que se está adquirindo é informação, conhecimento.

O volume de informações tem crescido imensamente! Desde o levantar de uma pessoa pela manhã até o seu deitar à noite, ela é "bombardeada" com todos os tipo de informações, desde uma piada nova que um amigo lhe conte até algo importante para o seu trabalho ou família.

A problemática surge quando a Informação passou a ser a matéria-prima dos nossos dias. Grandes ou pequenas empresas, toda a sorte de organizações, profissionais liberais, empregados, estudantes, governo de países, todos necessitam de informação para se manterem e para enfrentar as mudanças constantes e velozes deste tempo.

A informação, como já dito, é conhecimento. Conhecimento, por sua vez, gera riqueza. A informação tem peso econômico e social e pode ocorrer nas mais diversas áreas: tecnológicas, filosóficas, políticas, econômicas, cultural, etc. E todas possuem seu o valor.

Tomando como ilustração uma indústria, se esta faz uso de uma informação ou conhecimento adquirido, ao mesmo tempo em que começa a explorar a novidade, já se antecipa na busca de novas informações para substituí-la. Quem sai na frente, deve lutar constantemente para se manter na dianteira. E se manter nesta posição significa obter informação de valor.


Isso vale para todos e em qualquer lugar! Ninguém consegue escapar da era da informação ou se preferir, a era do conhecimento.

Tendo em vista a rapidez da informação, todos necessitam saber o “timing”, o tempo certo para poder extrair dela benefícios. E mais, necessita também avaliar a sua importância para o presente e futuro.


Mesmo em realidades e contextos diferentes, surge a grande questão: Como otimizar o tempo? Como saber qual informação ou conhecimento vale à pena investir? Afinal, não existe nada pior do que investir tempo, energia e recursos em algo errado ou mesmo sendo o certo, em momento errado.

Tem-se, portanto, dois fatores que qualificam a informação ou o conhecimento:


PRAZO DE VALIDADE: no mundo globalizado uma informação torna-se ultrapassada rapidamente. O mecanismo mental de seleção deve saber selecionar qual informação é importante e se é atual.

Pergunta a ser feita:
- O que farei para ter benefício rápido com a informação adquirida?
Dentro de cada área de atuação deve-se procurar pontos fracos (para serem melhorados); pontos fortes (para serem potencializados); deve-se fazer uma projeção para o futuro (para criação), e a partir de então buscar novos conhecimentos ou aplicar as informações alcançadas. Munido das informações, deve-se implementá-las com rapidez e acompanhar seu processo para que eventuais erros ou desvios possam ser corrigidos, evitando perda de tempo.



VALOR: a informação que tem valor é aquela que trará benefício. Ou seja, o valor do conhecimento está profundamente ligado ao benefício.

Pergunta que se deve fazer para otimizar o tempo:
- Essa informação trará benefício para aquilo que desejo?

Qualquer pessoa física ou jurídica deve aprimorar sua competência e conhecimento específico sobre sua área de atuação, matéria, produção, ramo de atividade, mas sem se descuidar do domínio do conjunto em que se situa. Em outras palavras, foque na informação que interesse a sua área, mas também amplie sua visão para áreas próximas ou de interesses, acrescentando, se possível, uma previsão de futuro.



A busca pela informação deve ser constante e pró-ativa. É o aprendizado constante que a sociedade do conhecimento requer de qualquer um.


Portanto, não é qualquer informação que deve prender a sua atenção. A informação ou conhecimento deve ter valor e prazo de validade, se não... não perca tempo!




“A informação certa no tempo certo é 9/10 da batalha.” Napoleão Bonaparte.

Raquel Michelline

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