INFORMAÇÃO TEM PRAZO DE VALIDADE
O volume de informações tem crescido imensamente! Desde o levantar de uma pessoa pela manhã até o seu deitar à noite, ela é "bombardeada" com todos os tipo de informações, desde uma piada nova que um amigo lhe conte até algo importante para o seu trabalho ou família.
A informação, como já dito, é conhecimento. Conhecimento, por sua vez, gera riqueza. A informação tem peso econômico e social e pode ocorrer nas mais diversas áreas: tecnológicas, filosóficas, políticas, econômicas, cultural, etc. E todas possuem seu o valor.
Isso vale para todos e em qualquer lugar! Ninguém consegue escapar da era da informação ou se preferir, a era do conhecimento.
Mesmo em realidades e contextos diferentes, surge a grande questão: Como otimizar o tempo? Como saber qual informação ou conhecimento vale à pena investir? Afinal, não existe nada pior do que investir tempo, energia e recursos em algo errado ou mesmo sendo o certo, em momento errado.
PRAZO DE VALIDADE: no mundo globalizado uma informação torna-se ultrapassada rapidamente. O mecanismo mental de seleção deve saber selecionar qual informação é importante e se é atual.
Dentro de cada área de atuação deve-se procurar pontos fracos (para serem melhorados); pontos fortes (para serem potencializados); deve-se fazer uma projeção para o futuro (para criação), e a partir de então buscar novos conhecimentos ou aplicar as informações alcançadas. Munido das informações, deve-se implementá-las com rapidez e acompanhar seu processo para que eventuais erros ou desvios possam ser corrigidos, evitando perda de tempo.
VALOR: a informação que tem valor é aquela que trará benefício. Ou seja, o valor do conhecimento está profundamente ligado ao benefício.
- Essa informação trará benefício para aquilo que desejo?
Qualquer pessoa física ou jurídica deve aprimorar sua competência e conhecimento específico sobre sua área de atuação, matéria, produção, ramo de atividade, mas sem se descuidar do domínio do conjunto em que se situa. Em outras palavras, foque na informação que interesse a sua área, mas também amplie sua visão para áreas próximas ou de interesses, acrescentando, se possível, uma previsão de futuro.
Portanto, não é qualquer informação que deve prender a sua atenção. A informação ou conhecimento deve ter valor e prazo de validade, se não... não perca tempo!
Raquel Michelline
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