ATENÇÃO LÍDER: OBSERVE A CULTURA DA SUA ORGANIZAÇÃO


Desde a mais remota das civilizações humanas, o homem sempre teve seus costumes, atitudes, comportamentos e pensamentos, capazes de influenciar seu ambiente. Isso é inerente à toda a humanidade. Algo que sempre existiu e sempre existirá, independentemente da localidade, das raças ou da época. O comportamento humano gera o que se denomina de cultura.


O termo cultura abarca diversos sentidos, podendo ser usado, por exemplo, para determinar os aspectos da realidade social de um grupo, povo ou nação. Neste caso, se refere as realidades sociais bem distintas com respeito as maneiras de conhecer e organizar a vida social ou a seus aspectos materiais. Sob um segundo aspecto, cultura também pode ser compreendida como as ideias, crenças, manifestações de uma certa realidade social.


Pode ainda ser acrescentado: “Cultura (...) um padrão de significados transmitidos historicamente, incorporado em símbolos, um sistema de concepções herdadas, expressas em formas simbólicas por meio das quais os homens comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e suas atividades em relação à vida*.”


A cultura, sob qualquer aspecto de visão, será sempre dinâmica e em transformação ao longo da história humana. Não se pode conceber cultura sem uma de suas características peculiares que é a mutabilidade. Estudando a cultura percebe-se as mudanças no comportamento dos indivíduos, seus pensamentos e sua moral. E também o papel influenciador que ela possui sobre a vida das pessoas, que por outro lado, também influenciam a cultura a ponto de mudá-la completamente.


Partindo do entendimento acima, pode-se dizer que os vários grupos humanos comportam vários tipos de cultura. As organizações também criam sua própria maneira de se expressar e viver. Criam assim, sua cultura organizacional. Antes, porém, é necessário entender o conceito de organização aqui aplicado:
Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa (...).



As análíses e conceitos aqui tecidos podem ser aplicados não somente à organizações com fins lucrativos como é o caso da empresa, mas também às mais diversas espécies de organizações, que reunem esforços para o alcance de um objetivo, como ONG’s, igrejas, instituições, grupos de teatro e música, escolas, grupos de apoio, etc.


Edgar Schein**, define cultura organizacional como sendo “um padrão de suposições básicas inventadas, descobertas ou desenvolvidas pelos membros de uma empresa para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Estes padrões funcionam com eficácia suficiente para serem considerados válidos e, em seguida, ensinados aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir esses problemas.”


A cultura organizacional é algo que o líder deve sempre observar para que possa extrair dela benefícios e procurar, por outro lado, suprimir seus malefícios para que seja algo que contribua favoravelmente para com a organização. Toda organização possui elementos importantes que fazem parte da sua cultura. Aqui estão alguns desses elementos que o líder deve perceber em sua organização:

HERÓIS: Como todo grupo de pessoas, as organizações possuem seus heróis, ou até mesmo seus vilões. Ou seja, o ser humano observa seu semelhante que lhe serve de modelo, inspiração ou alguém que simplesmente transmite uma forma de comportamento a ser seguido ou não. Por esses motivos, os “heróis” acabam integrando a cultura de uma organização.
Interessante notar que o líder deve tentar descobrir quem são os “heróis” da sua organização. Se são pessoas que ainda atuam na organização, elas imprimem um certo poder sobre o comportamento dos indivíduos, e isso deve ser analisado pelo líder.


VALORES: Valores são qualidades que uma organização adquire através dos anos. Porém, de maneira geral, os valores podem ser tudo aquilo que se adquire, aprende, exerce e se transfere, e que agregam benefícios que auxiliam na vivência de uma pessoa ou grupo, ajudando no crescimento e desenvolvimento saudável. Portanto, falar sobre valores não é assunto fácil ou simples, visto que muitas vezes envolvem juízos pessoais e subjetivos. Diante disso, toma-se como uma breve definição (mas não simplista) de que valores são crenças, comportamentos, que auxiliam a viver e a se desenvolver de maneira salutar. Pode-se ter como exemplos de valores, o respeito, a honra, a honestidade, a integridade, a justiça, etc.
Abarcando todo esse pensamento a cerca de valores, chega-se a compreensão que os valores de uma sociedade, seja ela qual for, nasce das atitudes reiteradas das pessoas, que passam a servir de modelos, transformando atitudes em cultura. Neste ponto, as atitudes de líderes, ou de pessoas carismáticas dentro da organização, influenciam sobremaneira na construção da cultura desta sociedade. Por isso a necessidade das organizações de conseguirem colaboradores que possuam os mesmos valores pregados e vividos por elas.


RITUAIS: A palavra ritual deriva do latim “ritualis’ e significa “cerimônia”, ou o conjunto de determinadas práticas dentro de uma sociedade que devem ocorrer em ocasiões especiais.
Dentro desse conceito, pode-se ter como exemplos de ritos organizacionais, a comemoração do aniversário de fundação da instituição, a recepção de novos colaboradores, as confraternizações de fim de ano entre os funcionários, etc.
Os rituais são importantes em uma sociedade, porque reafirmam sua identidade, valores e crenças. Além de promover nos membros o sentimento de que pertecem ao grupo e que são aceitos por ele, também motivam as pessoas, relembram metas e objetivos da organização, dentre outras coisas.
Qualquer organismo para sobreviver e prosperar deve se manter coeso e saudável. A cultura de uma organização deve ser voltada para o fortalecimento da equipe. E os ritos são uma das melhores formas de se fazer isso.


CRENÇAS: As crenças de uma organização é a tradução do que ela realmente é. As crenças são o espírito da organização. Elas expressam as verdades, são inquestionáveis, naturalizadas e estão presentes nos comportamentos dos indivíduos.
As crenças possuem um papel importante pois os valores se afirmam sobre elas. E são os valores que orientam os caminhos, as decisões estratégicas e a postura ética de uma organização dentro da sociedade.
Como conclusão, pode-se afirmar que a cultura existe em qualquer tipo de organização, tendo em vista que são formadas por pessoas com vários princípios e valores. A liderança deve saber conduzir a cultura de modo que seja salutar à todos: líderes, funcionários, clientes, sociedade. Estar atento ao cotidiano é de suma importância para se manter e buscar uma cultura organizacional sadia, ética e responsável.
Toda e qualquer organização deve saber desenvolver e manter uma cultura de valorização do ser humano, compromisso com o respeito, honestidade e busca constante pela qualidade.
Nos dias atuais e pelos próximos que seguirão, os valores e a ética farão parte cada vez mais dos bens intangíveis das empresas. Bens extremamente valorizados pelo mercado e exigidos pela sociedade, haja visto o despontar atual sobre questões ambientais, responsabilidade social e de sustentabilidade em suas mais diversas concepções.


Nas empresas do futuro, a responsabilidade, a ética e os valores, serão tão, ou mais importantes, que o dinheiro.

Raquel Michelline


REFERÊNCIAS:
* Geertz, Clifford. A interpretação das culturas – Rio de Janeiro, LTC, 1989.
** Schein, E. H. Psicologia organizacional. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1982.

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